Exercícios Poríferos

QUESTÃO 1

Poríferos: características, tipos, reprodução - Brasil Escola

 Fonte: Brasil Escola
A estrutura do porífero é cilíndrica e repleta por porócitos, células por onde o fluxo de água entra. Esse fluxo segue para a cavidade central (espongiocele ou átrio) e sai por uma abertura, chamada ósculo.


Filo Porifera - Só Biologia
Fonte: Só Biologia
 O corpo da esponja é revestido externamente por pinacócitos, que formam a pinacoderme e podem se expandir, alterando um pouco o tamanho do animal. Logo atrás, há uma camada gelatinosa, chamada mesoílo, que possuí várias células, como as espículas e fibras de espongina, que dão sustentação a esponja, e os amebócitos, que tem o papel de distribuir os nutrientes digeridos para as outras células e também formam os gametas. No interior, existem os coanócitos, células flageladas que capturam partículas de alimento da água e fazem a digestão intracelular.

 
QUESTÃO 2

Os poríferos possuem poros onde a água penetra. Internamente, a parede do corpo das células é  revestida de conócitos que promovem o fluxo de água do ambiente para o átrio do animal. Nessa água possuem restos orgânicos e microorganismos, que são capturados e digeridos pelos coanócitos por fagocitose. Os amebócitos realizam a digestão intracelular (ocorre no interior das células) e distribuem o alimento digerido para as outras células. água com resíduos do metabolismo desses animais é eliminada para o ambiente pelo ósculo.
O processo pode ser observado no esquema abaixo. É importante olhar o post sobre os poríferos para entender melhor alguns termos. 

Poríferos - Só Biologia
Fonte: Só Biologia


QUESTÃO 3

Poríferos
 Fonte:sophostm.blogspot

A apormofia dos poríferos são os coanócitos. Essas células, com o seu flagelo, fazem a circulação da água e a captura de alimentos. Esses são digeridos de maneira intracelular e passam para os amebócitos para serem distribuídos pro resto do corpo do animal.

QUESTÃO 4

Os poríferos compõem o sub-reino parazoa. Por serem seres muito simples, não possuem um corpo oraganizado por tecidos, como os outros filos. Porém eles compartilham algumas semelhanças, como serem eucariontes, suas células terem um núcleo revestido pela carioteca, pluricelulares, por serem compostos pro mais de uma célula, e serem heterótrofos, que não produzem o seu próprio alimento como as plantas.


QUESTÃO 5

QUESTÃO 6
A)
Alguns moluscos e peixes, ouriços, estrelas-do-mar e tartarugas se alimentam de esponjas. Assim, algumas espécies de esponjas possuem mecanismos de defesa - como compostos químicos tóxicos que alguns indivíduos do gênero Tedania e Neofibularia apresentam, podem causar dermatites nos seres humanos.
B)
Os saquinhos de sílica em gel são dissecantes, absorvem a umidade e prolongam a vida útil dos produtos. Eles conseguem absorver até 40% do seu próprio peso em vapor de água
C)
Dermatite purulenta

QUESTÃO 7

Os poríferos fazem simbiose (interação entre duas espécies que vivem juntas) com organismos fotossintéticos, oferecem abrigo para outros animais, além de filtrarem bactérias e matéria orgânica em suspensão na água. Podem servir de alimento para alguns peixes e servir de bioindicadores de poluição nos oceanos. Além de serem importantes na indústria. 

Os poríferos (Porífera). Sub-reino Parazoa - Zoologia e Evolução ...
Fonte: Biólogo


QUESTÃO 8

2m³x3= 6000 litros.

QUESTÃO 9

O gameta masculino fertiliza o gameta feminino dando origem ao zigoto. O zigoto vai sofrer uma série de divisões celulares (clivagem) que vão dar origem a um estágio multicelular chamado mórula, que logo em seguida se transformará em uma nova estrutura chamada de blástula, que em muitos animais possui a forma de uma bola oca. Logo em seguida, surge a etapa de blastocisto e atualmente considera-se que o acúmulo de líquido na cavidade da mórula forma a blastocele.  A blastocele é  formada na blástula e  marca o início de uma nova etapa, chamada de gastrulação. Durante a gastrulação, surgem as camadas de tecidos embrionárias, que irão se desenvolver em partes do corpo do animal e os embriões neste estágio são chamados de gástrula. É a etapa onde as células se reorganizam e formam as três camadas blastodérmicas: ectoderma, mesoderma e endoderma.  No entanto, na maioria dos animais, a gastrulação é uma reorganização significativa das células da blástula.No final da gástrula, a ecoterme forma a camada exterior, a endoderme reveste o trato digestivo embrionário e a mesoderme preenche parcialmente o espaço entre a ectoderme e a endoderme. Essas três camadas darão origem aos tecidos e órgãos do animal.
BIOLOGIA - CIÊNCIA DA VIDA: ZOOLOGIA - INTRODUÇÃO AO REINO METAZOA
Fonte: Blog Ciência da Vida
QUESTÃO 10

Os poríferos possuem a maioria das espécies fixadas em substratos, porém existem algumas que crescem na lama ou na areia do fundo do mar. Estas são um pouco maiores que as outras para que não sejam soterradas pela mobilidade do terreno. São animais que podem apresentar desde 1 mm a 2 m de altura. Pelo fato de serem invertebrados, não apresentarem sistema e nem órgãos definidos, são animais pequenos. O tamanho do animas é influenciado pelos pinacócitos, que formam a pinacoderme. Essas células apresentam a capacidade de expandir e contrair suas margens, o que pode promover uma pequena variação no tamanho do animal

                                             Poríferos - Biologia | Manual do Enem
                                             Fonte: Quero Bolsa (Manual do ENEM)

FONTES:

Comentários

Postagens mais visitadas