Filo Cnidaria

É um filo animal composto por seres exclusivamente aquáticos (água doce e salgada) e possuem mais de 11.000 espécies.

Os cnidários são diblásticos (apresentam dois folhetos embrionários: ectoderme e endoderme), possuem simetria radiada , que permite às formas sésseis entrar em contato com o ambiente em várias direções (facilitando a captura do alimento), são protostômios, possuem o tubo digestivo incompleto e são heterotróficos. Em alguns cnidários (como os corais), a epiderme secreta um exoesqueleto (esqueleto externo) de calcário e substâncias orgânicas. Em outros, como a água-viva, o corpo é mole, porque não possuem esqueleto de sustentação.


                                                                             Fonte: Descomplica

DUAS FORMAS DE ANIMAIS

Pólipo (Polipoide) é cilíndrica, séssil e com pouca mobilidade

Filo CNIDARIA (hidróides, medusas, anêmonas, corais) | Cnidarios ...
                                   Fonte: Pinterest

Medusa (Medusoide) é arredondada (como um guarda chuva), apresenta movimentos causados pela contração do corpo, lança jatos de água e tem vida livre.

Filo Cnidaria. As peculiaridades do filo Cnidaria - Alunos Online
                           Fonte: Escola Kids

A parede do corpo dos cnidários é formada pela epiderme e pela gastroderme. Entre ambas, está um material gelatinoso, a mesogleia. Na superfície do corpo, há células exclusivas desse filo (cnidócitos) que são responsáveis pela defesa contra predadores e pela captura  de presas. Na epiderme, estão as células mioepiteliais, ligadas ao sistemas nervoso e que agem como músculos, contraindo o corpo do animal e provocando movimento.

Apresentam cavidade gastrovascular, digestão intra e extracelular: a gastroderme possui células glandulares que produzem enzimas digestivas e atacam o alimento, e células digestivas que fazem a digestão intracelular dos fragmentos alimentares parcialmente digeridos. Os resíduos alimentares são expulsos pela boca que também faz o papel de ânus.

Os cnidários não possuem sistemas respiratório, circulatório e excretor. Desse modo, o oxigênio dissolvido na água difunde-se pela parede do corpo e atinge todas as células. O gás carbônico faz o caminho inverso (também por difusão) e os alimentos passam de gastroderme para a mesogleia e epiderme. É importante destacar que eles apresentam o sistema nervoso difuso (pois não existe um centro nervoso).

A reprodução é assexuada, sexuada ou alternância de gerações. Na assexuada é feita por brotamento: as células se multiplicam em uma região do corpo e originam um novo ser, o broto pode se soltar e ter vida independente ou permanecer ligado, formando colônias. A reprodução sexuada é feita por gametas produzidos nas células intersticiais, na maioria das espécies os sexos são separados e a fecundação é externa. No esquema abaixo pode ser observado a alternância de gerações.

Fonte: Descomplica



TIPOS DE CNIDÁRIOS

HIDROZOÁRIOS (HYDROZOA): Espécies com formas pólipo e medusa (que apresentam ciclo reprodutivo com alternância de gerações), ou apenas com uma das formas. 

                           Hidrozoários - Classe hydrozoa - Planeta Biologia
                                                         Fonte: Planeta Biologia

CIFOZOÁRIOS (SCYPHOZOA): É formada pelas águas-vidas. As espécies do grupo são sempre marinhas e basicamente representadas pela forma de medusa, mais desenvolvidos que a dos hidrozoários. 


                            Classe Scyphozoa - os cifozoários - Planeta Biologia
                                                      Fonte: Planeta Biologia

ANTOZOÁRIOS (ANTHOZOA): Representados (principalmente) pela forma pólipo, que pode ter vida isolada ou formar colônias. Os pólipos secretam um esqueleto externo calcário que é responsável pela formação dos recifes de corais. 

                           Classe Anthozoa - Antozoários - Planeta Biologia
                                                            Fonte: Planeta Biologia

CUBOZOÁRIOS (CUBOZOA): Algumas medusas que eram classificadas como cifozoários são colocadas nessa classe. O corpo tem o formato aproximadamente cúbico. Em geral vivem em águas tropicais e possuem cnidócitos altamente tóxicos. 

                                  Cubozoários - Classe Cubozoa - Biologia - InfoEscola
                                                             Fonte: InfoEscola


FONTES:


Comentários

Postagens mais visitadas