Introdução a Embriologia
INTRODUÇÃO À EMBRIOLOGIA
Resumo vídeo
A embriologia estuda o desenvolvimento embrionário, processo que ocorre depois da fecundação e antes da formação do orgãos.
A fecundação ocorre quando o gameta masculino (espermatozoide) encontra com o gameta feminino (óvulo). Assim formasse o zigoto, primeiro estágio do desenvolvimento.
O zigoto é dividido em duas áreas: o polo animal, que possui pouco vitelo e onde o núcleo está, e o polo vegetativo, que tem muito vitelo. O vitelo é uma reserva nutritiva, que alimenta o embrião nesse primeiro estágio.
A embriologia é importante para a classificação dos animais. Algumas características que os diferem são:
- BLASTIA: folhetos embrionários (tecidos primários)
- ESTOMIA: origem da boca.
- CELOMA: cavidade visceral
Fases do desenvolvimento embrionário:
- SEGMENTAÇÃO: multiplicação das células por mitoses
- GASTRULAÇÃO: formação da cavidade digestiva e dos folhetos
- ORGANOGÊNESE: diferenciação dos folhetos, que formam os orgãos.
A classificação dos óvulos nos organismos animais varia de acordo com a quantidade e a distribuição de vitelo presente em seu interior, implicando no padrão de segmentação da célula ovo ou zigoto.
Quanto maior a quantidade de vitelo, menor é a velocidade do processo de segmentação;
Quanto menor a quantidade de vitelo, maior a velocidade do processo de segmentação.
DESSA FORMA, OS ÓVULOS SÃO AGRUPADOS EM QUATRO TIPOS DISTINTOS:
Isolécito (oligolécito, alécito ou homolécito) → óvulos com baixa quantidade de vitelo, dispersos homogeneamente no citoplasma da célula.
- Tipo de segmentação: holoblástica igual.
- Exemplo: equinidermos, espongiários, protocordados e mamíferos.
Heterolécito (mediolécito ou miolécito) → óvulos com muito vitelo dispersos pela célula, formando uma região distinguindo o pólo animal (com pouco vitelo, contendo o núcleo) e o pólo vegetativo (concentrada em vitelo).
Telolécito (megalécito) → óvulos maiores, contendo muito vitelo disperso na célula. O núcleo fica localizado em uma região delimitada por uma cicatrícula que separa o pólo animal do vegetal.
Centrolécito → óvulo com vitelo concentrado na região central juntamente ao núcleo. O vitelo nesse tipo de célula não se divide, porém o núcleo passa por diversas divisões com posterior migração para a periferia.
Comentários
Postar um comentário