Reino Fungi
CARACTERÍSTICAS
Os fungos são constituídos por hifas, filamentos delgados e ramificados que contem o material genético. O conjunto das hifas resulta no micélio, que forma o corpo dos fungo.
Tipos de hifas:
Hifas cenocíticas: filamentos contínuos, sem divisões transversais e preenchidos por uma massa citoplasmática repleta de núcleos.
Hifas septadas: filamentos com paredes transversais (septos) que delimitam compartimentos com um ou dois núcleos. Os septos são incompletos, esse orifício central (poro septal) permite a comunicação direta do citoplasma.
- Eucariontes e uni ou multicelulares
- Heterótrofos por absorção
- Armazenam glicogênio como substância de reserva
- Parede celular composta por quitina
Os fungos são constituídos por hifas, filamentos delgados e ramificados que contem o material genético. O conjunto das hifas resulta no micélio, que forma o corpo dos fungo.
Tipos de hifas:
Hifas cenocíticas: filamentos contínuos, sem divisões transversais e preenchidos por uma massa citoplasmática repleta de núcleos.
Hifas septadas: filamentos com paredes transversais (septos) que delimitam compartimentos com um ou dois núcleos. Os septos são incompletos, esse orifício central (poro septal) permite a comunicação direta do citoplasma.
NUTRIÇÃO
Os fungos podem se reproduzir de maneira assexuada ou sexuada.
IMPORTÂNCIA BIOLÓGICA
Os fungos tem nutrição heterotrófica por absorção. Muitas espécies se alimentam de restos de outros organismos, sendo chamadas de sapróbias. Outras são parasitas de animais e plantas, pois se alimentam da matéria viva deles.
O processo ocorre por meio do micélio, que libera enzimas que degradam a matéria orgânica. Então as hifas absorvem esse produto, que é utilizado como fonte de energia para o fungo.
Uma característica dos fungos é que eles crescem sobre a sua fonte de alimento.
Os bolores são um tipo de fungos sapróbios
REPRODUÇÃO
Os fungos podem se reproduzir de maneira assexuada ou sexuada.
Reprodução assexuada:
Uma forma muito comum é o brotamento, que ocorre com fungos unicelulares, como as leveduras. Nesse processo, cresce um broto a partir da célula-mãe, que pode permanecer grudado a ela ou se separar.
Reprodução sexuada:
Ocorre em três etapas:
1.Plasmogamia: há a fusão do citoplasma de dois micélios, porém os núcleos não se fundem imediatamente. O micélio passa a ser chamado de dicariótico. Esses dois núcleos começam a se dividir.
2.Cariogamia: ocorre a fusão dos núcleos, que formam células diplóides. Esses processo pode demorar muito tempo.
3.Meiose: a forma haploide das células se reestabelece e origina-se esporos com maior variabilidade genética.
Fonte: http://educacao.globo.com/biologia/assunto/microbiologia/fungos.html
IMPORTÂNCIA BIOLÓGICA
Os fungos são decompositores na natureza, ou seja, são responsáveis pela desintegração da matéria orgânica morta que se transformam em dióxido de carbono, água e nutrientes inorgânicos. Exercem um papel importante nas cadeias alimentares.
Existe uma espécie de fungos chamados de leveduras (Saccharomyces cerevisiae) que são usados na produção de pães, queijos, iogurtes, vinhos e cervejas através do processo de fermentação. Por exemplo, para a fabricação do pão, o fungo consome glicose e oxigênio para formar gás carbônico e água. O gás liberado neste processo cria bolhas no interior da massa que faz com que o pão cresça. Segundo pesquisadores, o primeiro pão fermentado pode ter sido criado há 6.000 anos no Egito.
Fonte: Lucca Cafes Especiais
O fungo Claviceps purpurea (que ataca cereais) produz a ergotamina que é usada para controlar sangramentos e estimular as contrações do parto.
O fungo Tolypocladium inflatum produz a ciclosporina que é administrada em pacientes que receberam transplante de órgãos, o que ajuda a evitar a rejeição.
Fonte: FCiências
(Ergotamina)
Em 1929, o cientista escocês Alexander Fleming estava cultivando um tipo de bactéria patogênica quando observou um fenômeno estranho em uma das placas de vidro: havia uma região branca onde nenhuma bactéria crescia e pois havia sido infectada por um fungo. O fungo era uma espécie de Penicillium e a partir disso, foi criada uma substância chamada de penicilina que era capaz de impedir o crescimento das bactérias. Surgiu assim, o primeiro antibiótico.
Fonte: MD.Saúde Fonte: Agrolink
Os fungos podem ser usados também no combate de pragas na agricultura e na biorremediação, por exemplo, no caso de acidentes com derramamento de petróleo no mar. Para combater as cigarrinhas, que atacam as folhas da cana-de-açúcar ou pastagens, podem ser usados fungos como o Metarhizium anisopliae.
Fonte: Alibaba Fonte: Exporters India
DOENÇAS
Bibliografia:
Micose
São moléstias que ocorrem nas unhas, na pele e nos cabelos causadas por fungos. O calor, a umidade e pouca luz favorecem o crescimento deles.
As principais causas são: diabetes, sapatos apertados, estresse, obesidade, má higienização nos instrumentos de manicure e outros.
São transmitidas de pessoas para pessoas através do contato. As principais formas de se prevenir são: não compartilhar toalhas, meias e sapatos, usar instrumentos de manicure bem esterilizados, guardar sapatos em locais arejados...
Geralmente o tratamento para micose é feito com medicamentos antifúngicos em formato de cremes, sprays e esmalte.
Fonte: Tua Saúde
Existem quatro tipos de micose:
-Pitiríase Versicolor
Comum em jovens e em pessoas que possuem a pele oleosa. É também conhecida como micose de praia ou de pano branco. É causada pelo fungo Malassezia furfur e não provoca coceira nas regiões afetadas (geralmente o pescoço, costas e rosto).
-Tíneas
Infecções causadas pelos fungos Epidermophyton,Microsporum e Trichophyton que vivem na queratina produzida pelas unhas, pelos e pele. Pode causar erupções na pele e o principal sintoma é a coceira.
-Candidíase
É uma infecção causada pelos fungos do tipo Candida que afetam cerca de 75% das mulheres. Pode causar coceira vaginal, ardência ao urinar, dor durante as relações sexuais e outros. É importante destacar que esse tipo de fungo vive no corpo humano e que em situações normais, o sistema imunológico impede sua proliferação. Também pode afetar as unhas e a pele.
-Onicomicose
Afeta as unhas do pé e da mão, causa alteração na cor (geralmente amarelado) e na forma e geralmente é comum a partir dos 55 anos. É causada por dermatófitos,
leveduras e fungos filamentosos não
dermatófitos.
Fonte: Viver Natural
Esporotricose
É um tipo de micose causada pelos fungos do gênero Sporothrix que entram no corpo através das feridas da pele. Pode atingir tanto animais quanto humanos. É muito comum em regiões de clima tropical e subtropical. É importante destacar que o fungo Porothrix schenckii só penetra na pele através de lesões. Em geral, a transmissão mais comum está associada a animais domésticos infectados, como o cachorro e o gato (alguns casos podem transmitir a doença através da tosse ou espirro do animal contaminado).
Os principais sintomas da doença em humanos são as lesões benignas na pele (podendo evoluir para o meio da corrente sanguínea e atinge ossos e órgãos internos) e nos animais são feridas ulceradas na pele (mais profundas).
O tratamento é geralmente feito com medicamento antifúngicos de uso oral ou venenoso como o Itraconazol, o Iodeto de Potássio, a Terbinafina e o Anfotericina B.
Fonte: ACESSA.com
Existem quatro tipos de esporotricose:
-Esporotricose cutânea
Lesões causadas principalmente nas mãos e nos braços
-Esporotricose linfocutânea
É a mais frequente e são formados por pequenos nódulos na pele. Ocorre principalmente nos membros.
-Esporotricose extracutânea
É quando a infecção se espalha para outro locais do corpo sem comprometer estes, como os ossos e e mucosas.
-Esporotricose disseminada
É quando a infecção se espalha e causa comprometimento de sistemas e órgãos (pulmão, fígado e outros.
Fonte: Rádio 90.9 FM
- https://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/bacterias-e-fungos/bacterias-e-fungos-01.htm
- https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/fungos3.php
- https://www.todamateria.com.br/decompositores/
- https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/micose/14
- https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-micose-causas-sintomas-e-tratamentos/
- https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-da-pele/infec%C3%A7%C3%B5es-f%C3%BAngicas-da-pele/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-dermatofitoses-tinea
- https://guiadafarmacia.com.br/candidiase/
- http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1365643182manual-onicomicoses.pdf
- https://www.tuasaude.com/doencas-causadas-por-fungos/
- https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/esporotricose-humana
- https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/esporotricose/58/
- https://www.youtube.com/watch?v=Prj6HBR7ISY
- https://www.biologianet.com/biodiversidade/reproducao-dos-fungos.htm
Comentários
Postar um comentário