Classe Mammalia
Os mamíferos são animais que apresentam glândulas mamárias, corpo total ou parcialmente coberto de pelos, dentes diferenciados (incisivos, caninos, pré-molares e molares) e diafragma. Estão presentes em todos os diferentes ambientes e apresentam variações no tamanho e massa corporal.
Fonte: Toda Matéria
Fonte: InfoEscola
REVESTIMENTO E SUSTENTAÇÃO
A pele, com epiderme queratinizada e derme, apresenta pelos, que, com a gordura sob ela, funcionam como isolantes térmicos e contribuem para a manutenção da temperatura corporal. Os pelos servem também para a proteção. As glândulas sebáceas produzem gordura que lubrifica os pelos e a pele, contribuindo para a impermeabilização. As glândulas mamárias produzem leite que alimenta os filhotes. Outro fato curioso é a presença, sob a pele, de células que armazenam gorduras (adipócitos), formando o panículo adiposo.
Enquanto nas outras classes o número de vértebras cervicais é bastante variado, nos mamíferos (exceto a preguiça e o peixe-boi), há sempre sete vértebras cervicais e uma cauda com o número variável de vértebras (no ser humano, a cauda dá origem ao cóccix). Os ossos servem de alavancar para os músculos, responsáveis pelos movimentos do corpo, além de proteger os órgãos (como o cérebro, coração..).
Fonte: Só Biologia
SISTEMA DIGESTÓRIO E NUTRIÇÃO
Os tipos de dentes representam uma adaptação em relação ao regime alimentar. Exceto a baleia e o tamanduá, todos os mamíferos apresentam dentes. Os incisivos servem para cortar, os caninos para rasgar e os pré-molares e molares para triturar.
Apresentam sistema digestório que varia de acordo com o tipo de nutrição de cada animal. Por exemplo, nos animais herbívoros, é mais longo e mais complexo do que em animais carnívoros. O sistema digestório apresenta um tudo digestório que começa na boca e termina no ânus, além de conter estômago, faringe, intestino grosso e delgado e outros.
Fonte: Cola da Web
SISTEMA RESPIRATÓRIO, CIRCULATÓRIO E EXCRETOR
Todos os animais dessa classe, até mesmo os aquáticos, respiram pelos pulmões. O pulmão é divido em pequenos sacos (alvéolos pulmonares) onde ocorre as trocas gasosas (hematose). A eficácia é ainda maior graças ao diafragma (membrana muscular que separa o tórax do abdome).
O coração apresenta quatro cavidades,e a circulação é dupla e completa (semelhante à das aves). Isso garante o fornecimento de oxigênio para uma boa produção de energia, o que torna os mamíferos ativos independente da temperatura. As hemácias são anucleadas, com forma de disco bicôncavo.
O sistema excretor é formado pelos rins, que removem sangue da ureia e outros resíduos. A urina contendo ureia é conduzida por um par de ureteres até a bexiga urinária, onde permanece até ser eliminado pela uretra.
Você sabia?
A baleia e o golfinho não apresentam pelos, ou seja, eles são uma adaptação à vida aquática, pois o pelo diminui a velocidade da natação. O isolamento térmico é feito pela camada de gordura sobre a pele. Mas os pelos podem ser encontrados nos embriões desses animais.
Fonte: O Mamífero (Blogger)
COORDENAÇÃO E ÓRGÃOS DOS SENTIDOS
O sistema nervoso é desenvolvido, sendo constituído de doze pares de nervos cranianos. Uma camada superficial bem desenvolvida (córtex) confere a estes animais grande capacidade de inteligência, memória e aprendizagem.
A audição, orelhas internas, média e externas, com o pavilhão auricular, que facilita a percepção dos sons. A visão e os epitélios gustatórios e olfatórios são bastante desenvolvidos também.
Você sabia?
Os mamíferos possuem o maior cérebro entre os animais vertebrados.
Fonte: Estudo Kids
REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Os mamíferos apresentam fecundação interna. Os machos possuem pênis, e os testículos alojam-se na bolsa escrotal. O desenvolvimento é direto. Quase todos são vivíparos (exceto o ornitorrinco e a equidna, que são ovíparos). O filhote desenvolve-se no útero à custa de alimento e oxigênio retirado diretamente do sangue da mãe pela placenta; por esta também elimina as excretas e o gás carbônico. Além da placenta, estão presentes o âmnio, o córion, a alantoide e o saco vitelínico. A placenta comunica-se com o embrião pelo cordão umbilical.
Fonte: Hype Science
CLASSIFICAÇÃO
Monotremados (Subclasse Prototheria)
Esses mamíferos apresentam algumas características dos répteis, como a postura de ovos com casca e gema e a presença da cloaca.. São representados pelos ornitorrincos e as equidnas.
Fonte: Biologia Net
Placentários e Marsupiais (Subclasse Theria)
Placentários
São animais que se desenvolvem no interior do útero materno, recebendo nutrientes e oxigênio, e eliminando produtos do metabolismo via placenta. Ocorre também a ausência de cloaca, apresentando ânus e uma abertura para a eliminação de compostos nitrogenados; e a presença de tetas ou mamilos. Por exemplo, podemos citar os seres humanos, o peixe-boi, o tamanduá, o cavalo e entre tantos outros.
Fonte: Wikipedia
Marsupiais
São vivíparos, mas de placenta rudimentar e transitória. Ao nascer, o filhote arrasta-se até o marsúpio, uma bolsa de pele situada no ventre da mãe que contém glândulas mamárias, na qual completa seu desenvolvimento. Podem ser arbóreos, terrestres e até semi-aquáticas. Existem espécies que são herbívoros, carnívoros, insetívoros, onívoros e nectarívoros.
Fonte: Ciências Resumos
FONTES:
https://www.biologianet.com/zoologia/mamiferos.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/classe-mammalia.htm
https://www.todamateria.com.br/marsupiais/
http://segundocientista.blogspot.com/
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/euterios.htm
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/classificacao-dos-mamiferos.htm
https://animais.culturamix.com/informacoes/mamiferos/curiosidades-sobre-mamiferos
Livro Didático
Comentários
Postar um comentário